Menu principal:
Odontologia
A cárie é uma doença que afeta os dentes e que apresenta alta prevalência na população. Apesar de o índice de cárie ter reduzido bastante nas duas últimas décadas com o uso do flúor na água de abastecimento público e nos cremes dentais, ainda é preocupante o número de pessoas que apresentam a doença.
A causa da cárie é a ação de bactérias que colonizam a placa bacteriana na superfície dentária. Essas bactérias se nutrem de carboidratos - em especial a sacarose - e produzem ácidos que irão desmineralizar o dente. Assim, o dente vai perdendo gradativamente substância mineral, desde manchas brancas - primeiro sinal da cárie - até cavidades que podem levar, em última instância, à perda do elemento dentário.
Algumas medidas podem - e devem - ser tomadas para prevenir a doença. Asssim, o consumo de alimentos açucarados precisa ser controlado. Uma boa higiene oral com o uso de escova dental associado a creme dental fluoretado, bem como o uso regular de fio dental são de grande importância para a manutenção da saúde bucal. O uso adicional de flúor poder ser feito em casos de atividade de cárie, mas isso precisa ser avaliado por seu cirurgião-dentista. Portanto, faça sua parte e visite regularmente o dentista.