www.odontobarth.com


Ir para o conteúdo

Cuidados com o Bebê

Odontologia

A amamentação no peito é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo componentes para o desenvolvimento e a proteção contra doenças e infecções comuns da infância. Além disso, a amamentaçãoé importante porque estimula o crescimento facial, favorecendo o nascimento dos dentes na posição correta e auxiliando na respiração e na fala.

Após o sexto mês, a amamentação deve ser complementada com alimentos desde uma consistência pastosa até chegar à consistência dos alimentos regularmente consumidos na família. Lembre-se de que uma alimentação multicolorida (alimentos de todas as cores) com abundância de frutas, verduras e legumes são bons passos para a saúde do bebê e da família! Se possível, amamente seu filho até os dois anos de vida. Evite dar guloseimas no primeiro ano de vida, assim você estará introduzindo hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

Higienize diariamente a boca do bebê desde o nascimento com uma gaze ou pano limpo umedecido, durante o banho do bebê. Assim que os primeiros dentinhos aparecerem, passe a escovar 3 vezes ao dia com uma escova apropriada para bebês. Nesta fase, você poderá utilizar creme dental SEM flúor. Depois que nascerem os dentinhos de trás (por volta dos 18-24 meses), comece a utilizar quantidade mínima de creme dental com flúor; escove também a língua do bebê.

Evite o uso da mamadeira, especialmente à noite, pois é um importante fator causador das cáries. Se o fizer, não adicione açúcar ou achocolatado. Após o primeiro ano de vida estimule o uso de copo para a ingestão de líquidos. A água, sucos naturais e chás são boas fontes de hidratação para o bebê. Evite os refrigerantes.

O uso da chupeta até os dois anos é tolerável, mas dispensável. Se o bebê não utilizar a chupeta, melhor; se usar, escolha uma do tipo ortodôntico, que é menos nociva e restrinja o uso para a menor freqüência possível, pois quanto menos ele utilizar, menores os danos. Após os dois anos de idade o uso da chupeta pode alterar significativamente a posição dos dentes, sendo, portanto, seu uso desaconselhado. Jamais coloque mel ou outro adoçante no bico da chupeta. O mel, aliás, não pode ser dado até o primeiro ano de vida, pois a criança corre o risco de contrair botulismo.

Leve seu bebê para consultar o Dentista antes de completar um ano de vida e mantenha um acompanhamento periódico, conforme indicação do profissional. Criar um vínculo com o dentista desde cedo é importante e evita um possível atendimento traumático na primeira consulta.

Em caso de trauma, mantenha a calma e procure logo um Dentista. Lembre-se de que muitos acidentes podem ser evitados tomando-se alguns cuidados: tampe as tomadas elétricas que estiverem ao alcance do bebê, guarde fora do alcance da criança produtos químicos e medicamentos, transporte seu filho no automóvel em cadeirinhas apropriadas, restrinja o acesso do seu filho à cozinha e aos animais domésticos, procure utilizar as bocas de trás do fogão, com as alças das panelas voltadas para trás, evite o acesso do bebê a sacolas plásticas e cordões que podem levar a asfixia (NÃO coloque barbante na chupeta para que ela fique no pescoço da criança), cuidado com bacias e piscinas, ao adquirir um brinquedo, verifique para que idade se destina e confira se não existem peças pequenas que podem ser engolidas.

Home page | Apresentação | O Consultório | Agendamento | Lema | Curriculum | Combate ao fumo | Localização | Odontologia | Trabalho Científico | Contato | Links | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal