Menu principal:
Odontologia
Além de dar uma sensação de frescor e limpeza bucal, a principal função de um creme dental é atuar na prevenção das doenças dentárias. Combinando sempre a utilização de escova e fio dental, ele ajuda a manter a boa saúde dos dentes e das gengivas. A adição de flúor nos cremes dentais a partir do final da década de 80 é responsável por uma grande diminuição nos índices de cárie.
Na Grécia Antiga, sob a forma de pó, havia um composto que já era utilizado para a limpeza dos dentes. Basicamente, compunha-se de talco, alabastro granulado, coral etc.
No entanto, uma variedade de outros produtos também era usada para a mesma finalidade como, por exemplo: pó de cabeça de lobo, pó de crânio de coelho, pedra-pomes em pó, vidro em pó, extrato de plantas e drogas aromáticas (cravo, pimenta, mirra etc.). Entre 1860 e 1870, surgiram as primeiras fórmulas com carbonato de cálcio, pedra-pomes e sabão. Os primeiros anti-sépticos apareceram em 1885 à base de extratos vegetais e, no início do século XX, o primeiro creme dental em tubo que se chamou Kalodont, cujo idealizador foi o vienense Sark.
PRINCIPAIS COMPONENTES DO CREME DENTAL
• Agente de Polimento: remove substâncias que se acumulam sobre os dentes.
Ex.: Sílica, Carbonato de Cálcio, etc;
• Agente Espumante: ajuda na limpeza e produz espuma.
Ex.: Lauril Sulfato de Sódio, etc;
• Umectante: evita que o creme fique ressecado e dá consistência ao produto.
Ex.: Sorbitol, Glicerina, etc;
• Agente Espessante: mantém o agente de polimento suspenso e dá consistência do produto.
Ex.: Carboximetil Celulose de Sódio, etc;
• Sabor: dá uma sensação de frescor e limpeza.
Ex.: Sabor à base de Menta, Tutti-Frutti, etc;
• Agentes Terapêuticos: previnem cárie, tártaro, gengivite, etc.
Ex.: Monofluorfosfato de Sódio, Fluoreto de Sódio, Pirofosfato, Triclosan, Citrato de Zinco
• Conservante: evita a deterioração por ação bacteriana.
Ex.: Benzoato de Sódio, Formaldeído, etc;
• Dulcificante: dá sabor adocicado sem provocar cáries.
Ex.: Sacarina, etc;
• Estabilizantes: asseguram que o creme se mantenha estável.
Ex.: Silicato de Sódio, Fosfato Monossódico, etc;
Lembre-se de que a quantidade de creme dental a ser utilizada na escova, especialmente em crianças, é pequena, semelhante a um grão de feijão. Em crianças menores de dois anos prefira cremes dentais sem flúor, exceto em caso de indicação do dentista (crianças com cáries). Oriente a criança a cuspir e não deixe comer o creme dental. Isso pode gerar problemas gástricos (vômitos, diarréia,...) e pode, inclusive, ocasionar fluorose (manchas brancas) nos dentes, dependendo da idade (especialmente até os 3 anos), da quantidade e da frequência de ingestão da pasta de dentes.