Menu principal:
Odontologia
QUAL É A CAUSA?
Mais comumente aparece o apinhamento dentário, sendo que cerca de duas em três crianças, aos 12 anos, tem dentes apinhados. Pode também ocorrer quando os dentes de leite caem cedo, devido à cárie dentária ou traumatismo. Uma perda precoce pode levar ao deslocamento dos dentes remanescentes, movendo-se para os espaços vazios, não deixando espaço para os permanentes. Outra causa de má oclusão, herdada e menos comum, é o desalinhamento dos maxilares, de modo que a posição dos dentes superiores ou inferiores é muito projetada ou retraída.
DEVO VISITAR UM DENTISTA?
Visitas regulares ao dentista permitirão que o crescimento dos dentes e maxilares seja acompanhado. Mas, se estiver preocupado ou se seu filho estiver insatisfeito com sua aparência, marque uma consulta com o dentista. O dentista pode sugerir esperar para ver se a má oclusão se corrige sozinha, á proporção que os maxilares crescerem.Se precisar de tratamento, será encaminhado a um ortodentista.
QUAL É O TRATAMENTO?
O tratamento ortodôntico é realizado entre os 11 e 13 anos.Se os dentes estiverem muito apinhados, o ortodontista pode remover alguns e/ou colocar um aparelho ortodôntico que pode ser fixo ou móvel. Exercem pressão sobre os dentes, para colocá-los na posição correta. Em outro caso, é usado um aparelho para guiar o crescimento dos maxilares. O tratamento pode levar dois anos ou mais. O deslinhameno dos maxilares pode ser também corrigido por cirurgia.