Menu principal:
Odontologia
Escove seus dentes 3 vezes ao dia, após as refeições. Faça pelo menos uma escovação bem feita, preferencialmente à noite, antes de dormir. Durante o sono, a salivação fica muito diminuída e esse importante mecanismo protetor fica comprometido. Posicione as cerdas da escova num ângulo de 45º em relação aos dentes e movimente a escova no sentido da gengiva para o dente e no sentido vai-e-vem. Faça movimentos curtos e suaves para não prejudicar os dentes e as gengivas. Na região anterior interna, utilize a escova na posição vertical. Lembre-se de que sua escova não é eterna, substitua ela regularmente após suas cerdas começarem a ficar danificadas. Prefira escovas de cerdas macias e com cabeça pequena. Não se esqueça de escovar a língua!
Utilize regularmente o fio dental (ou a fita dental), pelo menos uma vez ao dia, de preferência a noite, antes de dormir. Isso irá complementar sua higiene bucal, uma vez que a sua escova dental não consegue higienizar os espaços existentes entre os dentes. Desse modo, você estará previnindo doenças como a cárie e a gengivite.
Uma alternativa ao uso do fio dental é a utilização das escovas interdentais. Essas escovas, a exemplo do fio dental, também servem para higienizar os espaços existentes entre os dentes, entretanto, devem ser utilizadas com a indicação correta do dentista. Pessoas mais jovens, geralmente, não possuem espaços suficientes para utilizar essas escovas. Existem em vários tamanhos (extra-fina, fina, média e grossa) adequados a cada caso, o que deve ser avaliado pelo dentista.
O palito dental é outro elemento de limpeza interdental muito difundido na cultura gaúcha. É de praxe estar disponível em qualquer restaurante tal como o guardanapo. Cabe salientar que esse instrumento está mais indicado para remover fragmentos maiores de alimento que se prendem entre os dentes. Não é eficiente na remoção da placa bacteriana e não é recomendado para crianças, pois o uso indevido pode causar ferimentos, pela característica pontiaguda do palito dental.